Mensagens em Efésios   
 QUANDO CREMOS EM CRISTO, O SALVADOR NOS TORNA HERANÇA E POSSESSÃO DE DEUS( Efésios 1:13-14)

1. Deus executa o Seu plano usando meios. Temos visto e analisado estes meios:
Em Cristo (cf. v. 13).
2. Ninguém crê no Senhor Jesus Cristo sem a ação do Espírito Santo. Sem que o saibamos, o Espírito Santo esteve operando em nós, e com isso, três coisas aconteceram na nossa vida:
a) Nós ouvimos a Palavra a nós pregada. (Tenho feito o teste com os jovens e procurado saber o que foi pregado nos cultos. A descoberta é interessante). Rom 10: 13-17.
b) Cremos nesta verdade que nos foi pregada.
c) Confiamos e esperamos nesta verdade a nós pregada. Estas três coisas se encontram claramente descritas no verso 13.
Aplicação: Devemos entender claramente o significado da graça irresistível. Devemos entender claramente que Deus, mediante o Espírito Santo, não opera em nós forçadamente. Deus é um Deus amoroso (cf. v. 4). Deus não age em nós mecanicamente. Deus não força a nossa vontade. Deus não empurra ninguém a crer contra a vontade no evangelho. Não, não é essa a maneira de agir.
Ilustração: A explicação para isso está aqui no nosso meio. Pense um pouco. Pense comigo naquele homem que tinha pavor de ouvir falar de Deus. Talvez seu nome seja Alcides Avanço, ou Francisco Barbosa, não sei. Homens que antes da conversão não tinham paciência em ouvir falar acerca de Deus. Pense na mudança neles operada. Pense como o Espírito trabalhou em seus corações até se renderem a Cristo. Tudo o que lhes parecia coisa aborrecível, sem nenhum interesse quando se falava em Deus, de repente se torna a coisa mais maravilhosa em suas vidas. Eles renderam-se à mesma mensagem pregada pelos mesmos pregadores.
Aplicação: Deus nos leva à fé pela operação do Espírito Santo, revelando-nos a Sua Palavra e abrindo os nossos corações para receberem a Sua palavra; e o resultado é que, como crianças recém-nascidas, não há nada que mais desejemos senão genuíno leite da palavra de Deus. Portanto, quando a palavra é pregada, e nós a ouvimos (1 Co 2:14).
Mas ouvir só não é suficiente. Não somente devemos ouvir a Palavra de Deus; mas também temos que crer nela. Deus, pelo seu Espírito, passa a nos convencer do nosso pecado e daí compreendemos seriamente que a não ser que creiamos, compareceremos no juízo e condenação eterna (cf. João 16: 8-11). Quando você e eu cremos em Cristo, o Salvador, nos tornamos herança e possessão de Deus. Para explicar este relacionamento gostaria de mostrar três verdades.
1. O cristão é propriedade de Deus.
2. O cristão pertence a Deus pela própria vontade de Deus.
3. O cristão deve viver para glória de Deus.

Quando você e eu cremos em Cristo o Salvador nos tornamos herança e possessão de Deus.
I. O cristão é propriedade de Deus - v. 14.
Repita comigo: Eu pertenço a Deus.
O verso 14 mostra que o povo de Deus pertence a Deus e, portanto, este povo é Sua herança e possessão. Este ensino é fundamental nesta unidade textual. Veja comigo, por exemplo:
No verso 1 somos chamados de Santos de Deus. No verso 11 herança de Deus. No verso 14 possessão de Deus. Veja 1 Co 6:19, 20.
A pergunta é a seguinte: Como nos tornamos propriedade de Deus? Por que Deus nos tornou sua propriedade peculiar? A resposta está no mesmo verso. Em louvor da sua glória. Quando você e eu cremos em Cristo o Salvador nos tornamos herança e possessão de Deus.
II. O cristão Pertence a Deus pela própria vontade de Deus - v. 14.
Ninguém duvida de que foi a vontade de Deus que nos salvou. Foi Ele que nos predestinou para sermos seus filhos, segundo o beneplácito de sua vontade (v.5). Foi Ele que nos desvendou o mistério da sua vontade, segundo o beneplácito de sua vontade (v.9). Foi Ele que nos fez sua herança, segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (vs. 11, 12). Ao demonstrar o fato de que pertencemos a Deus segundo a sua própria vontade, Ele nos selou com o Santo Espírito da promessa. O selo possui vários sentidos muito importantes:
1. O selo autentica autoridade. Se dois homens fizerem um acordo - pode ser a venda de uma casa, ou o acerto de um negócio, ou alguma outra coisa nesta área. Ambos concordaram e acertaram o negócio. Mas como todos nós sabemos, este acordo não tem valor nenhum enquanto não for lavrada uma escritura selada e autenticada.
Aplicação: O selo transmite autoridade, estabelece autenticidade, validade de um documento.
2. O selo demonstra sinal de propriedade. No caso de animais, o proprietário ou a pessoa que compra os animais põe a sua marca neles, para indicar que lhe pertencem.
Aplicação: Da mesma maneira, o selo aqui associado ao Espírito Santo, se refere a marca que o crente tem como pertencente a Deus.
3. O selo demonstra segurança. Se você deseja que uma encomenda chegue bem ao seu destinatário pelo correio, por exemplo, se a nossa irmã Tita quiser enviar uma encomenda para a filha, a Lúcia que se encontra no Japão, ela não somente vai embalar e amarrar bem a encomenda, mas também vai lacrar e vai carimbar todos os nós com um selo. Assim, se alguém quiser adulterar, tentar abrir a embalagem, terá mais dificuldades para fazê-lo.
Aplicação: O selo significa autenticidade e autoridade; significa propriedade; significa garantia e segurança. Esta palavra nos ajudará a entender o significado de selados com o Espírito Santo da promessa.
4. O selo é uma garantia, é um penhor. É o primeiro pagamento do total, uma garantia de que a segunda parte do pagamento será efetuada.
Captação: Imaginemos que alguém tome emprestado a você R$ 10.00. Mas como você está desconfiado com as incertezas das promessas do homem de hoje, você pede a ele uma garantia pela dívida. E ele te dá um livro. Depois quando pagar o seu débito, terá de volta o seu livro. Neste caso, o livro é uma garantia.
Aplicação: O Espírito Santo é o selo que nos assegura, que testifica quanto à minha relação com a herança de Deus. Este Espírito, o penhor, é que aumenta a minha certeza de que receberei tudo, finalmente. Quando você e eu cremos em Cristo, o Salvador, nos tornamos herança e possessão de Deus.
Ilustração: O pastor Elias gosta de usar a ilustração do churrasco: o belisco antes do churrasco. Em outras palavras, este ensino aponta para o fato de que nós, como cristãos, beliscamos este antegozo do céu! A nossa participação juntos no culto público deveria ser um antegozo do céu.
III. O cristão deve viver para glória de Deus - v. 14.
Deus nos tornou Seu povo segundo o beneplácito de Sua vontade para que Ele mesmo receba toda a glória e louvor. Devemos viver para o louvor da glória de sua graça e não somente adorá-lo com as nossas palavras e ações. Deus nos tornou Seu povo para o louvor da glória da sua graça. Tudo o que o cristão é e possui em Cristo, vem de Deus e volta para Deus. Quando você e eu cremos em Cristo, o Salvador, nos tornamos herança e possessão de Deus.
Neste momento as perguntas que devemos fazer são as seguintes: Onde é que a selagem entra na vida do cristão? Quando ocorre esta selagem com o Espírito Santo?
1. Eu creio que a selagem com o Espírito Santo é algo que acontece imediatamente e inevitavelmente com todos os cristãos no ato da salvação. Juntamente com isso acontece uma sucessão de atos que acompanham o pacote da salvação tais como: A justificação, a santificação, a reconciliação, o arrependimento, a conversão, o batismo com o Espírito Santo e a fé.
2. Somente os crentes são selados e você não pode ser cristão sem que seja selado com o Espírito Santo da Promessa. Quando nós cremos, nos tornamos filhos de Deus, nos tornamos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Ao nos selar, Deus nos autentica com o Seu Espírito e nós temos certeza de que nós somos filhos de Deus. O selo não nos faz cristãos, mas nos autentica, assim como de fato faz o selo, de que pertencemos a Deus. Por causa desta autenticação nós clamamos convictos : "Aba, Pai".
O mundo deixou de interessar-se pelo cristianismo porque os cristãos não têm manifestado a vida cristã como ela deveria ser vivida. Falta autenticidade, e um cristianismo. A minha pergunta é: Será que conhecemos de fato e de verdade o Pai? Porventura testificamos com a nossa vida de que fomos selados com o Espírito Santo da Promessa? Será que sabemos clamar e chamar a Deus de Aba, Pai?
Conclusão: O selo do Espírito Santo tem resultados imediatos. Primeiramente aprendemos a chamar a Deus de Aba, Pai. Temos a certeza de que somos filhos de Deus. Temos a convicção de que somos herdeiros de Deus. Meus irmãos a selagem com o Espírito é a certeza excepcional que Deus dá ao seu povo. É o Espírito de Deus testificando com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. E você?
Pr. Jorge Francisco Cacuto

anterior

[topo]