Mensagens em Efésios   

VOCÊ TEM ACESSO IRRESTRITO À PRESENÇA DE DEUS
(Efésios 3:8-13).
8 Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo
9 e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
10 A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,
11 de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.
13 Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus.

Os filhos de Deus possuem um dos maiores privilégios concedidos à humanidade. Temos o direito, a ousadia e a liberdade de entrar na presença de Deus a qualquer momento. A qualquer hora do dia ou da noite, podemos ter acesso a Deus. Cristo nos concedeu acesso direto ao Pai, para recebermos toda a misericórdia e graça que necessitamos, não importando quais as circunstâncias.
1. Nem sempre foi assim. No VT, apenas algumas pessoas tinham acesso ao Pai. Apenas os profetas e os sacerdotes tinham acesso. No tabernáculo, ou no templo, um véu separava o Lugar Santo, do Santo dos Santos. Somente o sumo sacerdote tinha acesso àquele lugar uma vez ao ano. Se alguém cometesse a besteira de se aproximar naquele lugar, esta pessoa era fulminada na hora.
2. De repente, em um momento glorioso, Jesus nos concedeu acesso total e irrestrito ao Pai. A Bíblia diz que na cruz manchada de sangue, conforme lemos em (Mateus 27:46, 50-51), com aquele gesto, nós nos tornamos capacitados para desfrutar de algo que geração após geração não podia. É um privilégio que nem Abraão, Moisés ou Davi tiveram. A porta já não está mais fechada para nós. Qualquer um dos irmãos tem acesso irrestrito a Deus, agora.
Aplicação: Nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus.
Vejamos alguns privilégios dos quais temos acesso na presença de Deus.
I. O Privilégio de todo salvo se aproximar de Deus (3:8).
O membro mais vil, o menor crente que você possa imaginar tem acesso à presença de Deus e, portanto, quando este crente ora, satanás e os seus demônios tremem.
O judeu considerava o gentio pior que um porco. Agora, pela salvação em Cristo, este gentio também tinha um ministério, conforme o v. 6. O gentio agora é:
1. Co – Herdeiro – da mesma glória (herança)
2. Co – Membro – da mesma família de Deus
3. Co – Participante – dos mesmos direitos e deveres.

Aplicação: Este privilégio está acima das diferenças de raça, língua, cultura, nível social, econômico - um só povo em Cristo Jesus. Isto é um mistério. É algo que estava oculto. E estas boas novas podemos anunciá-las ao mundo. Isso só quebra se tiver pecados não confessados (Tiago 4:3,4; I Pedro 3:7).
II. O Privilégio de Levar a Libertação de Deus ao Mundo (3:8-10)
.
A Igreja é o meio pelo qual a reconciliação do homem com Deus se torna possível. A esperança deste mundo não está em Bill Gets, em FHC ou em Pedro Malan. A esperança para a verdadeira libertação deste mundo está na Igreja (v. 10).
Foi este trabalho que foi dado a Paulo. Este privilégio foi dado a Paulo, a você a mim - pregar o evangelho a todos os homens (vs. 8-10). Nós somos distribuidores de uma mensagem que liberta vidas. E para sermos usados por Deus, nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus, por que nós temos acesso irrestrito diante de Deus.
A Igreja é o fenômeno mais espantoso que o mundo já viu. Ouso dizer que a Igreja é um tipo de escola superior, ou faculdade para os anjos e a dor antecipada para os demônios (principados e potestades). Quando os poderes celestiais olham para a Igreja e vêem pessoas de diferentes origens, quebrando barreiras e estando juntos como só família, isto serve de testemunho para eles como uma demonstração da sabedoria e do amor de Deus.
Ilustração: Algum tempo atrás tivemos uma pessoa que nos visitou e depois do culto disse assim para mim: "Por muito tempo pensei erradamente a respeito desta igreja, a nossa igreja. Eu pensava que somente americanos podiam pastorear esta igreja."
Aplicação: A beleza sábia de Deus, de ajuntar judeus e gentios, americanos, brasileiros ou africanos, isto ministra para os anjos, e assusta ou incomoda os demônios. Quando a nossa Igreja vive esta mensagem da reconciliação, estamos dando testemunho de sabedoria de Deus aos demônios. A Igreja é a expressão final da sabedoria de Deus, do amor de Deus e da verdadeira libertação e reconciliação.
III. O Privilégio de Viver sem Medo neste Mundo (3:11-13).
O mundo em que vivemos nos oferece muitas razões para o medo. Medo da alta do dólar, medo da queda dos investimentos na bolsa de São Paulo, medo do desemprego - porque ontem 200 pessoas foram demitidas na firma e ainda há uma lista de mais 50 - medo da saúde da família porque não tenho convênio, etc., etc.
A palavra de Deus nos diz que a nossa aproximação diante de Deus deve ser caracterizada por ousadia. Ousadia quer dizer ausência de inibição ou medo.
Quando pensamos num homem ousado, pensamos em alguém que segue diretamente para frente, que não tem medo de nada. Embora enfrentando um poderoso inimigo, o ousado avança, de peito estufado, com confiança e com segurança. O ousado não se hesita, não é duvidoso, não é inseguro.
O texto nos diz que temos acesso com confiança. Meus queridos, a confiança está sempre no fim de um processo. Quando alguém tem confiança é sinal que investiu horas e horas de treinamento e ensaio. Como por exemplo num coral.
Ilustração: A semana que passou eu sonhei que o Coro Jovem estava cantando. A Juliana estava regendo o coral que estava tão inseguro e ela precisou parar a música antes de terminar e depois disso não sei o que aconteceu, porque eu acordei...
Aplicação: Confiança é sempre o resultado de um processo. O coral pode ficar nervoso quando começa a se apresentar. O pregador pode ficar nervoso quando começa a falar, porém depois de falar algumas frases, perde o nervosismo e ganha confiança. É isso que significa que podemos ir à presença de Deus com confiança, graças a um processo pelo qual passamos.
Aplicação: Não ignore ou negligencie o seu grande presente de acesso. Todo o seu futuro depende disto. Ore e busque o Senhor. Ele lhe concedeu um acesso. E Ele promete cuidar de cada uma de suas necessidades.
Conclusão:
Sabemos o que aconteceria se quiséssemos entrar no Palácio do Planalto e nos apresentarmos diante de Sua Excelência, Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso. Não entraríamos sem acompanhamento.
Aplicação: Graças a Deus, não importa quem ou o que você é, se você já confessou a Cristo como Salvador, você tem as portas do céu abertas para você, e você pode entrar com ousadia. Você pode ter acesso com confiança pela fé n’Ele. Você não precisa marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus. Você tem acesso irrestrito diante de Deus.
Talvez, você neste momento está perguntando: Pastor, se crer em Cristo é o único meio de obtermos ousadia e acesso a Deus, o que devo fazer para tornar isto uma realidade em minha vida? Se você gostaria de saber como obter esta ousadia e acesso com confiança a Deus, então observe o que você deve demonstrar:
1. Reconheça que no seu interior há um campo de batalha. Você pode estar enfrentando dúvidas e luta para confiar em Deus. Como eu sei disso? Eu conheço o seu inimigo que é meu inimigo, também. Aí aonde você está tem que orar pedindo que Deus lhe capacite a ser ousado e ter acesso a Ele.
Quantas vezes eu vou orar a Deus e subitamente a minha mente fica vagando. Esta mente que fica vagando é por causa dos dardos inflamados do maligno. Quantas vezes pessoas são convencidas de seu estado de pecado ou de pecador e não conseguem levantar a sua mão, alegando timidez ou vergonha? Reconheça que a fonte e origem desta atitude é do diabo e com ousadia no nome de Jesus rejeite atitudes como esta.
2. Reconheça que Deus atende a confissão honesta. Eventualmente quando estiver orando, pensamentos de incertezas e dúvidas virão à sua mente. Eventualmente, quando os seus pecados se levantarem contra você, e você achar que não tem o direito de orar ou de estar na presença de Deus e chamá-Lo de Pai, então você dirá para si mesmo: Naturalmente eu sou um pecador, quando o diabo me disse que eu era pecador ele tinha razão. Ele disse isso para me desanimar; mas vou usar isso para me ajudar. Naturalmente sou um pecador. Deus é santo e eu sou um vil pecador, e nem chego a compreender como posso chegar à presença de Deus. Mas Deus mesmo abriu o caminho para eu entrar diante de sua presença. Ele enviou Jesus para levar sobre Si todos os meus pecados, para morrer por mim e com os méritos de Cristo, eu tenho acesso à presença de Deus. Esta verdade nos dá confiança em como orar.
E depois disso não espere até melhorar o seu estado de ânimo. O que quer que você sinta ou deixe de sentir, creia que Cristo morreu por você e pelos seus pecados. Portanto você tem acesso a Deus o Pai.
3. Derrame o seu coração em louvor e ação de graças. Ore rogando a Deus que ele venha modificar a atitude de seu coração, de modo que você venha experimentar a paz de Deus.
Vá à presença de Deus com ousadia e você saberá que é um filho d’Ele.
Louvado seja Deus.

Pr. Jorge Francisco Cacuto


[topo]