Mensagens em Efésios   

LOUVOR AO DEUS DOS IMPOSSÍVEIS (Efésios 3:20, 21)
20 `Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
21 a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

I Crônicas 4:9, 10; II Crônicas 7:14
9Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz)..
10Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.

14e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


Deus é o único que pode fazer com que o sonho se torne realidade. A resposta às orações que dirigimos a Deus são tão espantosas, que só são possíveis por causa da graça de Deus. Não há nada no homem que mereça tais bênçãos. Todas as bênçãos que nós gozamos da parte de Deus são fruto da graça de Deus.
Receio que muitos de nós pensemos que se Deus nos abençoa é porque somos merecedores de alguma coisa. Deus repreendeu a nação de Israel várias vezes porque o povo temia seus inimigos e as dificuldades provocaram incredulidade no coração do povo. Deus diz no Salmo 81:8-13. Ah, se o meu povo me tivesse ouvido!
Mas eles não ouviram. Eles temiam seus inimigos, e lhes faltava a fé para viverem estas promessas. Eles achavam que seus inimigos eram grandes demais, eles hesitavam na incredulidade. Eles não criam na Palavra de Deus, não criam nas promessas, e por isso viveram vagando pelo caminho afora, cheios de dúvidas, de medo e, muitas vezes, sentados em suas tendas cheios de pena de si mesmos.
Teste texto Deus é louvado pelo que Ele é e faz. Neste texto também há uma exortação. O texto trata de uma possível falta de fé, um possível vacilo de incredulidade, pelo que diz: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais...
Será que você tem dúvidas sobre esta afirmação? Você tem sido capaz de compreender a vontade de Deus em sua vida? Você crê que o poder de Deus é muitíssimo e mais abundante, além de todas as coisas?
Paulo está nos dizendo o seguinte: Ouçam, diz Paulo, eu venho orando Àquele cujo poder é eterno e absoluto, cujo poder está acima de todas as coisas, Àquele que pode fazer muitíssimo mais abundantemente, além do nosso pensamento. Eu desejo que vocês experimentem intimidade com este poderoso Deus.
As vezes, em nossas orações pensamos que fomos atrevidos demais e pedimos algo completamente impossível. Paulo está dizendo que nunca devemos pensar deste jeito, porque Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos.
Lembro quando Lar Carlos Harmon começou. Não era tão famoso quanto tem sido nos últimos dias, é claro. Mas começou na base da oração. Quando o Pr. Almir compartilhou conosco este projeto na aula de Levítico e Hebreus, eu mesmo em meu coração expressei incredulidade. Um mês depois, ele, Pr. Almir e sua família estavam de mudança para o Lar. Não tinha verba nenhuma, tinha apenas duas casas que precisavam de reforma e adaptações e muito mais a ser feito que as alegações dos inimigos da obra de Deus fazem hoje.
Irmãos, devemos parar para pensar e lembrarmo-nos de certas coisas para agradecermos, antes de começarmos a orar. Não devemos nos precipitar somente com petições. Devemos fazer certas perguntas a nós mesmos, a quem vou orar? Irmãos, o poder de Deus está além do que podemos pensar.
Deus não somente é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, como é capaz de fazer muito mais abundantemente de tudo que podemos imaginar. Certamente o nosso maior problema é a nossa incapacidade de compreender que Deus não é como o homem. O maior pecado de todo cristão e da Igreja em geral, é limitar o poder de Deus, reduzindo-o à medida de nossas mentes, de nossos conceitos e dos nossos entendimentos.
Este foi o problema de Sara, mulher de Abraão. Ela se fez, em várias ocasiões de sua vida, culpada de falta de fé, e não confiou no Poder de Deus. Sara quis dar um jeito no seu casamento. Deus havia prometido que abençoaria a Abraão e Sara através de um filho que iria nascer deles. Eles já eram avançados em idade e Sara pensou que Deus precisava de uma ajuda, de uma mãozinha. Este jeitinho é que é o nosso problema. Desta ajuda nasceu um filho de Abraão com sua serva Hagar, cujo nome é Ismael. O resultado todos nós conhecemos. Surgiram os palestinos que até hoje lutam contra os filhos de Isaque, que é constituído pelo povo de Israel.
Deus prometeu que Abraão aos 100 e Sara aos 90, teriam um filho e Sara deu risada. Incredulidade, dúvida. Esta é a nossa comum atitude.
Ilustração: Projeto ameba.
Quão constantemente cometemos o pecado de limitar o poder de Deus em nossas orações. É por isso que quando nos é dito que podemos ficar cheios da plenitude do Espírito Santo, achamos que não é possível.
Nada é tão maravilhoso como o fato de homens e mulheres, como você e eu, pessoas outrora perdidos, envolvidas com todo tipo de pecados que se possa imaginar, perdidos e mortos em nossos delitos e pecados, mas que agora fomos alcançados, e fomos feitos, membros do Corpo de Cristo. Aqui temos a mais surpreendente manifestação da glória de Deus.
“ O excesso de cultura pode levar à ignorância, pois se em dado momento a cultura não se apoia na fé, o homem passa a ver a matemática das coisas”.
Pr.Jorge Francisco Cacuto


[topo]