Breve Histórico da IBA- Pr. Cacuto    

INTRODUÇÃO--

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o SENHOR (Isaías 55.8) NVI. Embora tenha sido escrito há séculos atrás, parece que estas palavras são apropriadas, quando olhamos para a breve retrospectiva de fundação da Igreja Bíblica de Araçatuba.
A história da IBA está diretamente ligada a duas famílias. A família Harmon (Pr. Charles Howard e sua esposa D. Ruth Emily juntamente com seus filhos John, George, Virgínia e Jóia) e a família Santos (Sr. Antônio e sua esposa D. Aparecida, juntamente com suas filhas Ana Antônia, Lóide Antônia, Ivone Antônia e Maria Antonia), vindos de General Salgado-SP). Estes irmãos foram os fundadores de um trabalho que se iniciou com simples reuniões na casa desta última família. Ali funcionava uma Escola Bíblica Dominical aos domingos à tarde e um culto familiar às quintas-feiras, liderados pelo Pr. Charles e D. Ruth, para os quais outras pessoas eram convidadas. Estava lançada a semente de um novo trabalho que continua a dar frutos até o dia de hoje.

COMO TUDO COMEÇOU

Corria o ano de 1970, no qual o Brasil passava pela grande conquista de seu inesquecível time de futebol: era tri-campeão mundial na Copa do Mundo realizada na cidade do México. Enquanto a alegria estava em muitas das comemorações festivas, em algumas casas isso não acontecia devido ao fato de um de seus membros estar doente. Nos referimos aqui à doença do Pr. Charles Harmon, que se iniciou em maio de 1970, e o que motivou a vinda para o Brasil de seu filho mais velho, John Carlos, até então residente nos Estados Unidos da América do Norte.
Pr. Charles e D. Ruth, missionários norte americanos que estudaram na Western Michigan University e no Moody Bible Institute e que trabalharam por 20 anos entre os índios Nanbiquara (1938-1948) e Terenas (1948-1958), no Estado do Mato Grosso, por circunstâncias não compreendidas na época, vieram para a região noroeste de São Paulo, e no ano de 1958 instalaram-se na cidade de Araçatuba.
O casal Harmon (Pr. Charles e D. Ruth) participou ativamente da vida evangélica da cidade de Araçatuba e região noroeste desde o final dos anos 50 até os anos 70 na pregação da Palavra de Deus em igrejas diversas (Pr. Charles em Igreja Metodista, Batista e Presbiteriana já que muito amigo do Pr. Lauresto Rufino que liderava a IPIB na região), na evangelização através do rádio (com os programas Capela do Ar e Vozes Evangélicas), e também na adoração ao Senhor e D. Ruth como convidada para as reuniões de senhoras das mesmas igrejas citadas (D. Ruth por muitos anos também foi a organista oficial da já existente IBA). Sua casa era local tanto de referência quanto de hospedagem dos pastores que passavam por Araçatuba e atingiriam outras cidades da região.
O início da década de 70 marca o início dos trabalhos e reuniões que culminariam com a instalação definitiva de mais uma igreja evangélica em Araçatuba. No dia 25 de setembro de 1970 o Pr. John Carlos Harmon inicia um programa de estudos com os jovens intitulado Clube Bíblico na casa de seus pais, à Rua Cussy de Almeida . No ano seguinte uma outra reunião é iniciada com um grupo de estudos bíblicos na casa do casal Darci e Lóide Antônia Lopes (filha do Sr. Antônio e D. Aparecida).
Após várias passadas pela Rua Paraíso, Pr. John aluga uma casa nessa rua no mês de dezembro de 1971, onde hoje funciona a sala de computadores do Seminário Teológico de Araçatuba - Instituto Bíblico de Evangelização. Novo grupo de estudos bíblicos é iniciado agora com a participação de alguns jovens solteiros que conheceram a Palavra de Deus: Elias de Paula, Ney Viana, este hoje na presença do Senhor desde 1989 (esposo da missionária Odila da Silva Viana, ainda hoje trabalhando no Seminário em Araçatuba) e outros rapazes que também passaram a dormir na casa em dias alternados.
O ano de 1972 vem consolidar o trabalho de ensino e pregação da Palavra de Deus através do início das aulas formais do Instituo Bíblico de Evangelização -IBE à Rua Paraíso, 1738, por iniciativa de George Harmon, Elias de Paula e das moças Ivanilde Pavan (esposa do Pr. Almir Alves atualmente em Nioaque – MS), Ivone Antônia e Ana Antônia (filhas do casal Sr. Antônio e D. Aparecida dos Santos). Outras pessoas se juntaram ao grupo de alunos que teve como seu primeiro professor o Pr. John Carlos Harmon.
Neste momento o Pr. Gilberto Romano (atualmente pastoreando a 1ª Igreja Batista de Andradina-SP) e o Pr. Tercílio, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, também participaram do início da vida do IBE. Algum tempo depois chegou a missionária Ruth Harmon para também participar como professora, graças à sua formação acadêmica teológica adquirida no Moody Bible Institute (Chicago-MI).
Em 1973 ocorreram dois fatos que marcaram as vidas das pessoas e famílias que trabalharam pela criação tanto do IBE quanto da futura IBA: casaram-se em Araçatuba, no dia 8 de dezembro, o Sr. Elias de Paula com D. Diva e o Pr. John Carlos Harmon com D. Ana Antônia (filha do Sr. Antônio e de D. Aparecida dos Santos), no então 'quintal do IBE' (atual pátio interno em frente à sala de reuniões). As cerimônias foram dirigidas pelos Prs. Alden Barrows (atual pastor da Igreja Bíblica de São José do Rio Preto), Charles Harmon, Gilberto Romano e Tercílio.
Por algum tempo a residência do casal Sr. Antônio e D. Aparecida serviu de alojamento para os rapazes do IBE, em dependências nos fundos de sua casa, que existem ainda hoje no imóvel , e onde funcionou por muitos anos a Escola Pedacinho do Céu, na Rua Paraíso, em frente da então II IPIB. Posteriormente, esta igreja mudou-se para a Rua Antonio Gomes do Amaral e o imóvel foi ocupado por outra denominação evangélica para ser depois vendido para o IBE (onde hoje estão localizados os dormitórios dos rapazes e a casa do Deão dos mesmos).
O ano de 1974 marca na verdade a fundação da Igreja Bíblica de Araçatuba devido a uma divisão na então II Igreja Presbiteriana Independente localizada na Rua Paraíso (no atual dormitório dos rapazes do Seminário). O Presbitério da região noroeste reuniu-se aqui em Araçatuba e decide 'excluir' a família Harmon da igreja, deixando livres os membros para escolherem o grupo ao qual se juntariam. Dois foram os motivos principais que os levaram a se desfiliar desta última: formalidades existentes na igreja e criação de barreiras para a expansão do trabalho evangelístico que caracterizava o ideal de seus fundadores.
No mesmo dia da exclusão, domingo dia 18 de agosto de 1974, algumas pessoas (a maioria da II IPIB) resolveram se reunir então na sala 1 do IBE, que ficava lotada a cada culto (com alguns do lado de fora), sob a liderança do Pr. John Carlos Harmon. Nascia então a Igreja Bíblica de Araçatuba (nome que vem de um grupo ['Bible Church'] de igrejas nos Estados Unidos, país de origem dos missionários Charles e Ruth Harmon).
No mês de dezembro deste mesmo ano o IBE tem sua primeira diretoria e um conselho diretor foi estabelecido, bem como a formatura de sua primeira turma: George Harmon, Elias de Paula, Ivanilde Alves e Ana Antônia Harmon.
A primeira reunião foi presidida pelo Pr. Jonh Carlos Harmon (que pastoreou a Igreja até o mês de junho de 1985) ocorrendo nas dependências do IBE, mas com o crescimento do grupo um lugar maior foi ocupado (o refeitório do Instituto) que também logo foi ficando pequeno para uma freqüência cada vez maior de crianças, jovens e adultos aos cultos.
O motivo pelo qual se deu a separação da IPIB foi ficando claro pela rápida expansão do trabalho evangelístico nos diversos bairros da cidade: Roseli (Rosele), Boa Vista, Vila Alba, Umuarama, Santana (Chácara Betel). Em cada um desses locais, um ponto de pregação com escola bíblica dominical se iniciava e o trabalho atingia basicamente crianças sob algumas árvores existentes nos terrenos dos bairros, com histórias bíblicas e hinos evangélicos.
Algum tempo depois foi possível a compra do terreno ao lado do IBE, à Rua Aloísio de Azevedo, 384. Neste local foi construída em primeiro lugar a casa do Pr. Charles e D. Ruth (em regime de mutirão, contando com seus filhos e outros voluntários) para logo depois ser iniciada a construção da atual sede da Igreja Bíblica de Araçatuba. O terreno inicialmente possuía um grande número de árvores frutíferas (era como 'quintal' da casa de D. Ruth) e servia também para o lazer de muitas crianças.
No dia 31 de dezembro de 1980 foi realizado o primeiro culto na parte inferior do templo atual e a partir daí deixaram de ser utilizadas as dependências do IBE para as reuniões da IBA.
Em 31 de dezembro de 1977 começou a reunir-se a Igreja Bíblica de Araçatuba em Assembléia Geral para tratar de assuntos de seu interesse, sendo elaborada sua primeira Ata histórica. O Primeiro Secretário escolhido foi o Sr. Elias de Paula (exercendo o cargo de Ancião) e diáconos e diaconisas foram também separados: Eliseu Prates Gueiros (atual pastor da Igreja Bíblica do Morada dos Nobres em Araçatuba-SP), João Lucas de Souza (atual pastor e missionário da Missão Novas Tribos do Brasil, trabalhando com sua esposa D. Dilma entre os índios Krahô em Itacajá-TO) e Domitildes da Silva. A diaconisa Diva Lopes de Paula foi escolhida para o cargo de Tesoureira para o ano de 1978, sendo depois substituída pelo Sr. Jesus Aparecido Amaro (atual pastor da Igreja Bíblica da Vila Alba em Araçatuba-SP). Outros diáconos da Igreja foram escolhidos em anos posteriores (1979 e 1980), os Srs. Osvaldo Polo e Nivaldo de Souza Prates.

O AVANÇO DOS TRABALHOS DA IBA NOS ANOS 80
Em 17 de fevereiro de 1981 o Sr. Salvador Garcia foi escolhido para Ancião e o irmão Jesus Aparecido Amaro foi eleito Presidente do Diaconato da Igreja.
No dia 21 de agosto de 1983 houve batismo e comemoração do aniversário da Igreja Bíblica de Araçatuba, um aniversário especial, pois foi nesta data que realizou-se o primeiro culto na parte superior do templo atual. Em 15 de agosto de 1984, em uma outra assembléia, foram consagrados como Pastor o então Ancião Elias de Paula (atual pastor da Igreja Bíblica de Goiânia-GO) e como Ancião o então diácono Anselmo Tavares da Costa.
Em 5 de junho de 1985 a Assembléia da Igreja Bíblica de Araçatuba toma conhecimento da partida do Pr. John Carlos Harmon, através da leitura da sua carta de despedida lida pelo Pr. Elias de Paula. Nesta mesma Assembléia foi apresentado o agora Pr. George Howard Harmon (atual pastor da Igreja Bíblica e Acampamento Harmonia em Araçatuba-SP), para continuar o pastorado da igreja, tendo recebido aprovação unânime por parte desta.
Em 28 de agosto do mesmo ano, o Pr. George H. Harmon apresentou a Declaração Doutrinária e os Estatutos da IBA, os quais foram aprovados em 25 de setembro do mesmo ano.
Em dezembro de 1988 , por ocasião da sua ida e família para os Estados Unidos, em férias e divulgação de ministério, assumiria a direção e o pastorado da igreja até 09 de abril de 1989, o Pr. Jesus Aparecido Amaro (então Vice-presidente da Igreja Bíblica de Araçatuba).

DOS ANOS 90 ATÉ O PRESENTE MOMENTO

O Pr. Amaro assumiria o seu segundo mandato pastoral interino da IBA por ocasião da ida do Pr. George aos Estados Unidos para estudos, no dia 13 de dezembro de 1992, até o retorno do pastor George (Pr. Titular da IBA), aos 09 de janeiro de 1994.
Em 18 de junho de 1997 o Pr. George H. Harmon comunica à IBA, reunida em Assembléia Regular, sua renúncia ao pastorado devido à sua outra viagem para os Estados Unidos e passa a Presidência da igreja para o então Vice-presidente Pr. Jorge Francisco Cacuto (já pastor auxiliar da IBA). A partir da viagem do Pr. George H. Harmom, e enquanto ainda nos Estados Unidos, os seus planos mudam bastante, (com a intenção de trabalhar com acampamentos para jovens). Assim a liderança da IBA estabelece a intenção de contar definitivamente com o Pr. Jorge Cacuto (até então seu pastor interino).
O Pr. Jorge Francisco Cacuto assume a direção e a Presidência da IBA, até o dia de hoje. O Pr. John Carlos Harmon é hoje Diretor do Seminário Bíblico de Araçatuba. O Pr. George H. Harmon, pastor e diretor da Igreja Bíblica e Acapamento Harmonia em Araçatuba, ao passo que o Pr. Amaro pastoreia a Igreja Bíblica Boas Novas na Vila Alba, em Araçatuba.
A IBA hoje conta e participa do sustento de mais de 20 dos seus membros que estão no campo missionário e um grande número de obreiros em fase de treinamento, preparando-se para a obra missionária.

CONCLUSÃO

Trinta anos se passaram e realmente só podemos reafirmar que “Os caminhos do Senhor não são os nossos nem os Seus pensamentos os nossos”, com relação à Sua obra em toda a terra. Quão atuais e relevantes são as palavras do SENHOR Deus dos Exércitos ao falar a Zacarias, Seu profeta, para aplicarmos à situação vista no começo desse trabalho, de implantar uma nova igreja (cf. Zacarias 4.9,10): Não desprezem esse humilde começo pois os olhos do SENHOR se alegram vendo o trabalho começar... . Que o digam as Igrejas Bíblicas do Rosele, do Umuarama, da Vila Alba, do São José, do Boa Vista, do Morada dos Nobres, de Goiânia, de São José do Rio Preto, Harmonia, Betel e agora com os olhos da fé voltados para Curitiba e Três Lagoas (esta última, em fase de implantação, e pela graça de Deus os obreiros fixarão residência naquela cidade em janeiro de 2005).
Este foi realmente um breve relato de como foi estabelecida a Igreja Bíblica de Araçatuba, que desde sua fundação se define como bíblica, missionária, conservadora, fundamental e dispensacionalista, conforme a visão de seus fundadores. Sim, coisas grandiosas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres. Deus seja louvado!

- Pr. Cacuto/ dezembro de 2005

Histórico 2 (Pr. George Harmon)