Histórico da IBA-Pr. George    




UMA IGREJA PROJETADA

O PEQUENO COMEÇO

Estaremos publicando nos próximos úmeros do boletim a história da Igreja Bíblica de Araçatuba culminando na celebração do 37º aniversário que será comemorado junto com as Conferências Missionárias.

Corria o ano de 1970, no qual o Brasil passava pela grande conquista de seu inesquecível time de futebol: era tri-campeão mundial na Copa do Mundo realizada na cidade do México. Enquanto a alegria estava em muitas das comemorações festivas, em algumas casas isso não acontecia devido ao fato de um de seus membros estar doente. Nos referimos aqui à doença do Pr. Charles Harmon, que se iniciou em maio de 1970 o que motivou a vinda para o Brasil de seu filho mais velho, John Carlos, até então residente nos Estados Unidos da América do Norte.

Se retornarmos um pouco na história, Pr. Charles e D. Ruth eram missionários americanos que estudaram na Western Michigan University e no Moody Bible Institute e que trabalharam por 20 anos entre os índios nambiquara (1938-1948) e terenas (1948- 1958), no Estado do Mato Grosso. Vindo para a região noroeste de São Paulo no ano de 1958, instalaram-se na cidade de Araçatuba.

O início da década de 70 marca o início dos trabalhos e reuniões que culminariam com a instalação definitiva de mais uma igreja evangélica em Araçatuba. Em Março de 1970 George Harmon inicia um Clube Bíblico na casa de seus pais à Rua Cussy de Almeida. Com a chegada do João foi transferido o Clube Bíblico para casa dos Shirasawas. No ano seguinte uma outra reunião é iniciada com grupo de estudos bíblicos na casa do casal Darci e Lóide (filha do Sr. Antônio e D. Aparecida). João e George eram conhecidos como “os meninos” naquele tempo.

Após várias passadas pela Rua Paraíso, Pr. John aluga uma casa nessa rua no mês de dezembro de 1971. Novo grupo de estudos bíblicos é iniciado, agora com a participação de alguns jovens solteiros que conheceram a Palavra de Deus: Elias de Paula, Ney Viana (esposo da missionária Odila da Silva Viana, ainda hoje trabalhando na Igreja Bíblica em Araçatuba) e outros rapazes que também passaram a dormir na casa em dias alternados.

O ano de 1972 vem consolidar o trabalho de ensino e pregação da Palavra de Deus através do início das aulas formais do Instituto Bíblico de Evangelização -IBE - à RuaParaíso, 1738, por iniciativa de George Harmon, Elias de Paula e as moças Ivanilde Pavan, Ivone Antônia e Ana Antônia (filhas do casal Sr. Antônio e D. Aparecida dos Santos). Outras pessoas se juntaram ao grupo de alunos que tiveram como professores o Pr. John Carlos Harmon e o Pr. George (que era aluno e professor).

O ano de 1974 marca na verdade a fundação da Igreja Bíblica de Araçatuba devido a uma divisão na então II Igreja Presbiteriana Independente, localizada na Rua Paraíso 1643. O Presbitério da região noroeste reuniu-se aqui em Araçatuba e decide 'excluir' os meninos (Harmons) da igreja, deixando livres os membros para escolherem o grupo ao qual se juntariam. Algumas pessoas (a maioria da II IPIB) resolveram se reunir então na sala 1 do IBE que ficava lotada a cada culto (com alguns do lado de fora), sob a liderança do Pr. John e Pr. George. Nascia então a Igreja Bíblica de Araçatuba.

 

UMA IGREJA CONSTRUÍDA

IGREJA BÍBLICA DE ARAÇATUBA

Conforme os registros legais, a Ata histórica do início da Igreja Bíblica de Araçatuba, o dia 18 de agosto de 1973 marca sua fundação com um grupo de pessoas que fazia parte da II IPIB, localizada na Rua Paraíso, 1643. Dois foram os motivos principais que nos levaram a nos desmembrarmos desta última: formalidades existentes na igreja e criação de barreiras para a expansão dotrabalho evangelístico que caracterizava o ideal de seus fundadores. A primeira reunião foi presidida pelo Pr. John Carlos Harmon (que pastoreou a Igreja até o mês de junho de 1985), ocorrendo nas dependências do IBE. Mas com o crescimento do grupo, um lugar maior foi ocupado (o refeitório do Instituto) que também logo foi ficando pequeno para uma frequência cada vez maior de crianças, jovens e adultos aos cultos.

O motivo pelo qual se deu a separação da IPIB foi ficando claro pela rápida expansão do trabalho evangelístico do grupo 'bíblico' pelos vários bairros da cidade: Rosele, Boa Vista, Vila Alba, Umuarama, Santana (Chácara Betel). Em cada um desses locais, um ponto de pregação com escola bíblica dominical se iniciava, e o trabalho atingia basicamente crianças sob algumas árvores existentes nos terrenos dos bairros, com histórias bíblicas e hinos evangélicos.

 

RECORDAR É REVIVER

37 ANOS

Quando comemoramos 17 anos de fundação escrevi no boletim. “Houve muita oposição ao nosso trabalho. O verso que foi compartilhado por uma pessoa que se opunha ao trabalho e achava que seria “fogo de palha”, se encontrava em Atos 5:38, 39: Agora, vos digo: dai de mão a estes homens (ou meninos como éramos chamados naquela época), deixai- os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los... Os anos passaram e esta obra não tem sido destruída, pelo contrário, tem solidificado e espalhado sua influência pela cidade de Araçatuba, estado de São Paulo, Brasil e estamos começando a alcançar os confins da terra.

I – Os Anos de Fundação (1774 – 1978) Do seu começo humilde até a organização. Os cultos eram abertos com muito compartilhações. Eram realizados na área em frente do dormitório dos rapazes.

II – Os Anos de Construção (1978 – 1985) Foram os anos de maior crescimento físico e espiritual. O refeitório (do IBE) foi usado como templo. Depois a parte de baixo e finalmente o novo auditório.

III- Os Anos de Edificação (1985 – 1989) Ênfase na edificação e firmeza da igreja. Grupos de Estudos eram organizados em muitos bairros da cidade, programas de rádio, etc.

IV – O Ano de Reprodução(1989- ...) A 1ª filha foi a Igreja Bíblica do Rosele, organizada em 1989. Agora a igreja Morada dos Nobres está mais perto da organização, mas já seguem atrás Jabaquara, Umuarama e Vilela.”

 

RECORDAR É REVIVER

37 ANOS

Vamos descrever um pouco mais sobre os anos de edificação (1985-1989). Em 5 de junho de 1985 a Assembleia da Igreja Bíblica de Araçatuba toma conhecimento da partida do Pr. John Carlos Harmon, através da leitura da sua carta de despedida lida pelo Pr. Elias de Paula. Nesta mesma Assembleia foi apresentado o agora Pr. George Howard Harmon (atual pastor) para continuar o pastorado da igreja, tendo recebido aprovação unânime por parte desta. Em 28 de agosto do mesmo ano, o Pr. George H. Harmon apresentou a Declaração Doutrinária para o Estatuto da Igreja Bíblica que foi aprovado em 25 de setembro do mesmo ano.

Durante esses anos de edificação foram estabelecidos 20 Grupos Familiares que se reuniam na sua maioria nas sextas à noite. O programa Capela do Ar era apresentado na antiga Radio Luz nos finais de tarde e o Programa o Pão Nosso, na Radio Difusora, de manhã. Foi iniciado a OANSE – com uma equipe excelente chegando alcançar 150 crianças. A Escola Dominical também era o ponto alto nesses anos de edificação – a média de assistência ultrapassava 200. Na época foi dada muita ênfase em famílias fortes que fazem uma igreja forte. Havia uma sigla que motivava a todos – GOEDI. Uma igreja que glorifica a Deus, orando, evangelizando, discipulando e integrando.

 

RECORDAR É REVIVER

37 ANOS

Vamos continuar descrevendo

Os anos de reprodução

(1989-1997).

Pr. George lançou o desafio de 7 igrejas em Araçatuba - o alvo era de uma igreja por ano. Durante esses anos, além dos grupos familiares, tivemos grande ênfase em Escolas Dominicais. Esses dois ministérios foram as bases para as novas congregações que iriam surgir. As quatro principais eram no Rosele e debaixo de árvores no Vilela, no Morada, e no Jabaquara (mais tarde mudando para o Boa Vista). Pr. Carlos e D. Ruth ajudaram diretamente no nascimento da igreja Bíblica do Rosele (naquela época D. Ruth tocava sanfona). Foi adquirida a propriedade atual onde já havia uma pequena construção, e onde começaram a se reunir. O primeiro grupo dos Estados Unidos da Igreja Bíblica da Graça veio ajudar na construção do templo no Rosele. Foi a primeira experiência com um grupo vindo ajudar na construção. Que tempo maravilhoso!!

Irmãos da IBA trabalharam juntos com irmãos do Rosele e os americanos. Em duas semanas as paredes foram levantadas e feito o madeiramento e colocado as telhas... Ficando praticamente pronto para o culto inaugural. Pr. Almir foi o primeiro pastor dessa igreja. A palavra chave naquele tempo era “mutirão” – como o povo tinha ânimo para trabalhar!!

 

Vamos continuar descrevendo os

anos de reprodução (1989-1997).

 

Pr. George lançou o desafio de sete igrejas em Araçatuba - o alvo era de uma igreja por ano. Durante esses anos além dos grupos familiares tivemos grande ênfase emEscolas dominicais. As Congregações começaram a solidificar. Depois do Rosele, Morada dos Nobres foi o próximo desafio. O primeiro a ter ministério debaixo das árvores no Morada foi o José Eraclides (Zezo) – aluno na época do IBE. Não demorou muito o pastor Elizeu aceitou o desafio e começou a dedicar os domingos à tarde para a Escola dominical e grupo familiar. Quando um grupo dos EUA veio trabalhar no IBE, dentre o grupo aceitaram o desafio de ajudar na compra do terreno onde seria construída a igreja. Novamente com ajuda dos irmãos da Sede, muitos mutirões foram realizados até que todas as paredes estavam levantadas e aí tivemos duas semanas intensas de trabalho com a ajuda e contribuição de um grupo vindo da igreja Bíblica de Blue Ridge. A igreja foi inaugurada no dia 30 de Junho de 1990.

No ano de 1991 foi a vez da nossa Igreja. A construção foi do Salão social. Primeiro derrubamos a casinha do fundo e a casa que fora usada como dormitório dos rapazes. Muitos mutirões foram realizados até que um grupo vindo da igreja Bíblica da Graça chegou no final de junho para ajudar no término da construção e a concretagem da laje que se deu no dia 1/7/1991. Foi feito um culto inaugural com brasileiros e americanos se reunindo num grande círculo na laje. Que tempo maravilhoso de União! De fato o povo tinha ÂNIMOPARA TRABALHAR!!

 

RECORDAR É REVIVER

37 ANOS

Vamos continuar descrevendo os anos de reprodução (1989-1997).

Entre 5 de junho de 1985 e 4 de outubro de 1992 o Pr. George H. Harmon esteve à frente do pastorado da Igreja Bíblica de Araçatuba, até que nessa data ele comunica à igreja sua ida para os Estados Unidos com regresso previsto para 15 de novembro de 1993. Estaria assumindo a direção e o pastorado da igreja a partir de 5 de outubro de 1993, o Pr. Jesus Aparecido Amaro. Após seu retorno Pr. George H.Harmon assume a presidência da Igreja. A ênfase em congregações continuou.

Novamente um grupo da igreja Bíblica da Graça veio ajudar na construção no Umuarama. O Pr. Dorival assumiu a liderança desse trabalho e em duas semanas tudo ficou pronto para o culto inaugural. A próxima congregação a ser iniciada foi no Vilela. Dessa vez não teve um grupo vindo para ajudar na construção. A Escola dominical se reunia debaixo das mangueiras no Vilela até que um terreno foi encontrado no Vila Alba. Pr. Amaro aceitou o desafio de começar a igreja e novamente foram muitos mutirões. Não tivemos um grupo em si para ajudar na construção da igreja, mas uma família específica, Enoch e Nancy, resolveu investirfinanceiramente na obra. A frase que pastor Amaro cunhou na época ao motivar os irmãos a trabalhar era ESSA OBRA É URGENTE!!

 

RECORDAR É REVIVER

37 ANOS

(Último boletim da série )

Pr. Amaro renuncia ao seu curto pastorado na IBA (10 meses) e no dia 20 de outubro de 1994, reunida a igreja em Assembleia Extraordinária, sua direção é transferida para o então Vice Presidente, Pr. Elias de Paula. Em 15 de dezembro de 1994, nova Assembleia indica a diretoria para o ano de 1995, quandoreassume a Presidência da IBA o Pr. George H. Harmon. Em18 de junho de 1997 o Pr. George H. Harmon comunica à IBA sua renúncia ao pastorado, ficando na direção o Vice-presidente Pr. Jorge Francisco Cacuto (já pastor auxiliar da IBA). A partir da viagem do Pr. George H. Harmom, o Pr. Jorge Francisco Cacuto assume a direção e a Presidência da IBA, onde fica até Dezembro de 2005.

A partir de janeiro de 2006, Pastor Valmir Leonardo assume o pastorado ficando até dezembro de 2010. Narramos nos boletins anteriores a execução de propósitos determinados pelo Senhor Deus para que o crescimento de Sua Igreja continue vigoroso, firme e constante, à medida que Sua Palavra chega aos confins do mundo, a partir de Jerusalém. Lembramos Zacarias 4.10: “não desprezar esse humilde começo” pois os olhos do SENHOR se alegram vendo o trabalho começar... . Que o digam as Igrejas Bíblicas do Rosele, do Umuarama, da Vila Alba, do São José, do Boa Vista, do Morada dos Nobres, de Três Lagoas e Birigui (neta), e mais recente em Campo Grande.

Este foi realmente um breve relato de como foi estabelecida a Igreja Bíblica de Araçatuba, que desde sua fundação se define como bíblica, missionária, conservadora, fundamental e dispensacionalista, conforme a visão de seus fundadores.

Pastor George Harmon - agosto de 2011

 

anterior
seguinte